logo meia maratona.gif




Meia maratona
Origem da meia maratona
Regras da meia maratona
Participantes da meia maratona
Principais meia maratonas
Treino para meia marona
Meia maratona e tecnologia
Meia maratona e saúde
Fale conosco
Mapa do site



 
 



Origem da meia maratona
        maratona%202A meia maratona nada mais é do que uma prova de corrida que corresponde a metade da distância de uma maratona, o equivalente a 21 Km. Essa modalidade não está inclusa em campeonatos oficiais, como as Olimpíadas, porém existem inúmeras provas famosas disputadas no mundo inteiro, inclusive no Brasil.
        Essa prova, tem sua origem remota na maratona, que por vez, tem sua história relatada por Heródoto, um historiador grego. Segundo ele, a cidade de Atenas encontrava-se em grande perigo no ano de 490 a. C, ameaçada pelos persas, contra quem os atenienses travaram guerra. Um soldado em especial se destacou nesse episódio histórico, conhecido como Felípides, ele era o melhor corredor do exército ateniense.
        Sabendo desse talento de Felípides, o general o enviou para pedir ajuda em outras cidades gregas, ele percorreu cerca de 200Km antes da grande vitória sobre os persas. Mas sua missão não havia chegado ao fim, os atenienses precisavam saber que estavam a salvo dos persas o mais rápido possível e mais uma vez Felípides foi requisitado.
         Dessa vez, ele teria que ir de Marathónas, local da batalha, a Atenas. Percorreria cerca de 42Km de distância, sem demora. Ele não demorou, porém chegou a sua cidade tão desgastado, que só teve força para dizer: “vencemos”, antes de cair morto de tanta fadiga, afinal havia corrido quase 300Km em menos de três dias.  
       Séculos mais tarde, em 1896, na primeira olimpíada dos tempos modernos, esse herói grego foi homenageado com uma prova de corrida, batizada de maratona, que inicialmente tinha 40Km, mas que depois foi modificada para 42Km, como ainda é atualmente.
        A meia maratona surgiu depois, já no século XX. As provas de meia maratona costumam acontecer em diferentes épocas do ano pelo mundo inteiro. Nos últimos anos o número de participantes dessas provas vem crescendo, pois a distância não é tão desgastante quanto a da maratona, o que exige um treino mais leve do que aquele direcionado aos maratonistas.
       A meia maratona é uma alternativa para aqueles que não estão preparados para a extenuante prova da maratona tradicional. Quem participa desse tipo de competição tem a possibilidade de se preparar e gradualmente subir de nível atlético, tendo a possibilidade de participar da maratona, depois de adquirir um preparo físico adequado.


 




Site desenvolvido por KERDNA Produção Editorial LTDA